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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.15.10
Última Atualização2020:06.09.18.35.03 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.15.10.08
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.21.15.21 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoGalvãoAgui:2017:MoUsTe
TítuloModelagem de uso de terra em múltiplas escalas no Brasil
Ano2017
Data de Acesso13 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho267 KiB
2. Contextualização
Autor1 Galvão, Amanda Louisi dos Santos
2 Aguiar, Ana Paula Dutra de
Identificador de Curriculo1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JGHD
Grupo1
2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Universidade Estadual Paulista (UNESP)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 amandalouisigalvao@gmail.com
2 ana.aguiar@inpe.br
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Localização do EventoSão José dos Campos, SP
Data25-26 jul.
Histórico (UTC)2017-08-09 15:10:46 :: simone -> administrator :: 2017
2017-08-12 16:01:17 :: administrator -> simone :: 2017
2017-08-24 16:32:44 :: simone -> administrator :: 2017
2018-06-04 02:27:38 :: administrator -> simone :: 2017
2020-06-09 18:35:04 :: simone -> administrator :: 2017
2022-07-08 21:15:21 :: administrator -> simone :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
ResumoEste estudo, iniciado em agosto de 2016, corresponde basicamente à obtenção de dados espaciais de infraestrutura do Brasil, sendo eles rodovias, ferrovias e hidrovias, e execução de validações topológicas nesses mesmos dados, bem como realização de edições para correção dos erros topológicos levantados no processo de validação, para posterior aplicação na Generalized Proximity Matrix (GPM). Os dados de infraestrutura foram obtidos a partir de fontes oficiais, cujo acesso é de domínio público, no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Posteriormente, os testes de validação topológica e edições vetoriais foram realizados utilizando Sistema de Informações Geográficas (SIG), nesse caso, o ArcGIS. No SIG, a topologia expressa o relacionamento espacial entre as geometrias de ponto, linha ou área, que se conectam ou são adjacentes. A validação da topologia teve como objetivo estabelecer o controle sobre os dados vetoriais durante as edições e consistiu na aplicação de regras diversas e específicas, fornecidas pelo próprio ArcGIS, para detectar os possíveis erros topológicos de um dado. Dentre todas as regras, utilizou-se as 8 (oito) a seguir: must not overlap, must not have dangles, must not self-intersect, must not have pseudos, must not intersect, must be single part, must not intersect or touch interior e must not self-overlap. Os erros levantados pela ferramenta foram analisados um a um, uma vez que a correção automática pode gerar novos erros ou não solucionar o problema. Sem a correção o dado não pode ser utilizado, pois apresentará falhas que impedirá a GPM de funcionar corretamente e não será possível gerar medidas de conexões a mercados através da mesma, que computa as relações espaciais levando em conta tanto as relações absolutas (distância euclidiana) como as relações espaciais relativas. Nesse contexto, utilizou-se o TerraME, que trabalha o conceito de espaços celulares, isto é, grades regulares delimitadas por um polígono, criadas a partir de dados vetoriais ou matriciais e armazenadas em bancos de dados TerraLib. O código computacional da GPM rodado pelo TerraME está em constantes mudanças e adequações para atingir um resultado seguro. Por fim, com esse estudo, obteve-se um banco de dados contendo os dados de infraestrutura de rodovias e hidrovias validadas e corrigidas topologicamente, restando apenas validação e correção das ferrovias. Dessa forma, será possível analisar as distâncias de mercado com relação às variáveis externas, tal como a situação de superfície de uma rodovia ou o trecho navegável de um rio. Conclui-se, até o momento, que a validação e correção de erros topológicos são necessárias para obtenção de um dado confiável e extensamente aplicável em diversas situações, tais como na aplicação da GPM.
ÁreaCST
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 09/08/2017 12:10 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8
Idiomapt
Arquivo AlvoGalvao_modelagem.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F3T29H
8JMKD3MGPDW34P/478H8LM
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.19.20.40 2
sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.39.56 1
sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.44.43 1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist booktitle callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn keywords label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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