1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Evento (Conference Proceedings) |
Site | mtc-m21b.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.15.10 |
Última Atualização | 2020:06.09.18.35.03 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.09.15.10.08 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:07.08.21.15.21 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE--PRE/ |
Chave de Citação | GalvãoAgui:2017:MoUsTe |
Título | Modelagem de uso de terra em múltiplas escalas no Brasil |
Ano | 2017 |
Data de Acesso | 13 maio 2024 |
Tipo Secundário | PRE CN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 267 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | 1 Galvão, Amanda Louisi dos Santos 2 Aguiar, Ana Paula Dutra de |
Identificador de Curriculo | 1 2 8JMKD3MGP5W/3C9JGHD |
Grupo | 1 2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Afiliação | 1 Universidade Estadual Paulista (UNESP) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 amandalouisigalvao@gmail.com 2 ana.aguiar@inpe.br |
Nome do Evento | Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE) |
Localização do Evento | São José dos Campos, SP |
Data | 25-26 jul. |
Histórico (UTC) | 2017-08-09 15:10:46 :: simone -> administrator :: 2017 2017-08-12 16:01:17 :: administrator -> simone :: 2017 2017-08-24 16:32:44 :: simone -> administrator :: 2017 2018-06-04 02:27:38 :: administrator -> simone :: 2017 2020-06-09 18:35:04 :: simone -> administrator :: 2017 2022-07-08 21:15:21 :: administrator -> simone :: 2017 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Resumo | Este estudo, iniciado em agosto de 2016, corresponde basicamente à obtenção de dados espaciais de infraestrutura do Brasil, sendo eles rodovias, ferrovias e hidrovias, e execução de validações topológicas nesses mesmos dados, bem como realização de edições para correção dos erros topológicos levantados no processo de validação, para posterior aplicação na Generalized Proximity Matrix (GPM). Os dados de infraestrutura foram obtidos a partir de fontes oficiais, cujo acesso é de domínio público, no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Posteriormente, os testes de validação topológica e edições vetoriais foram realizados utilizando Sistema de Informações Geográficas (SIG), nesse caso, o ArcGIS. No SIG, a topologia expressa o relacionamento espacial entre as geometrias de ponto, linha ou área, que se conectam ou são adjacentes. A validação da topologia teve como objetivo estabelecer o controle sobre os dados vetoriais durante as edições e consistiu na aplicação de regras diversas e específicas, fornecidas pelo próprio ArcGIS, para detectar os possíveis erros topológicos de um dado. Dentre todas as regras, utilizou-se as 8 (oito) a seguir: must not overlap, must not have dangles, must not self-intersect, must not have pseudos, must not intersect, must be single part, must not intersect or touch interior e must not self-overlap. Os erros levantados pela ferramenta foram analisados um a um, uma vez que a correção automática pode gerar novos erros ou não solucionar o problema. Sem a correção o dado não pode ser utilizado, pois apresentará falhas que impedirá a GPM de funcionar corretamente e não será possível gerar medidas de conexões a mercados através da mesma, que computa as relações espaciais levando em conta tanto as relações absolutas (distância euclidiana) como as relações espaciais relativas. Nesse contexto, utilizou-se o TerraME, que trabalha o conceito de espaços celulares, isto é, grades regulares delimitadas por um polígono, criadas a partir de dados vetoriais ou matriciais e armazenadas em bancos de dados TerraLib. O código computacional da GPM rodado pelo TerraME está em constantes mudanças e adequações para atingir um resultado seguro. Por fim, com esse estudo, obteve-se um banco de dados contendo os dados de infraestrutura de rodovias e hidrovias validadas e corrigidas topologicamente, restando apenas validação e correção das ferrovias. Dessa forma, será possível analisar as distâncias de mercado com relação às variáveis externas, tal como a situação de superfície de uma rodovia ou o trecho navegável de um rio. Conclui-se, até o momento, que a validação e correção de erros topológicos são necessárias para obtenção de um dado confiável e extensamente aplicável em diversas situações, tais como na aplicação da GPM. |
Área | CST |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
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4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3PDRFR8 |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Galvao_modelagem.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Grupo de Leitores | administrator simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F3T29H 8JMKD3MGPDW34P/478H8LM |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.19.20.40 2 sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.39.56 1 sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.44.43 1 |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 |
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6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist booktitle callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn keywords label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume |
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7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
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